A Idade Média ou Idade Medieval foi um um período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa em quatro "eras", a saber: a Idade Antiga , a Idade Média', a Idade Moderna e a Idade Contemporânea .
Principalmente a partir do século V , os pensadores cristãos perceberam a necessidade de aprofundar uma fé que estava amadurecendo, com o intuito de harmonizá-la com as exigências do pensamento filosófico. Desse modo a Filosofia , que até então possuía traços marcadamente clássicos e helenísticos , passou a receber influências da cultura judaica e cristã .
É o termo dado à música típica do período da Idade Média durante a História da Música ocidental européia . Esta Era iniciou com a queda do Império Romano e terminou aproximadamente no meio do Século XV . Determinar o fim da Era medieval e o início da Renascença pode ser arbitrário; aqui, para fins do estudo de Música, vamos considerar o ano de 1401 , o início do Século XV.

Melodia gregoriana
A rápida expansão do cristianismo exige um maior rigor do Vaticano , que unifica a prática litúrgica romana no século VI . O papa Gregório I (São Gregório, o Magno) institucionaliza o canto gregoriano que se torna modelo para a Europa católica. o canto gregoriano parte de um modelo de canto já usado que era o canto chão. A notação musical sofre transformações, e os neumas (primeira forma de notação musical) são substituídos pelo sistema de notação com linhas .


Cantochão
um tipo de música muito simples: sem acompanhamento na sua primeira fase, apenas uma melodia, ritmo irregular. As melodias, dificilmente saiam de uma oitava e seus intervalos eram sem salto, eram pequenos, questões de quinta e quarta.É o tipo de música que servia para cantos dos sacerdotes (tão somente homens) da igreja, que até então eram os únicos a executarem tarefas litúrgicas.

Música polifônica
Os sistemas de notação impulsionam a música polifônica, já em prática na época como a música enchiriades, descrita em tratado musical do século IX , que introduz o canto paralelo em quintas (dó-sol), quartas (dó-fá) e oitavas (dó-dó). É designado organum paralelo no estilo homofônico, ou seja duas vozes cantam notas diferentes ao mesmo tempo, paralelamente, e no século XII cede espaço ao organum polifônico, no qual as vozes não são mais paralelas, mas sim independentes umas das outras. O Organum é a evolução do cantochão. Os compositores passaram a ornamentar mais as suas músicas usando mais de uma linha melódica dando origem ao organum:

-> Organum Paralelo: Era acrescentado uma linha melódica, a vox organalis (voz organal)duplicava a vox principalis (voz principal, que conservava o cantochão) em intervalos de quartas ou quintas.
-> Organum Livre: a vox organalis começou a se libertar da vox principalis, deixou de copiá-la diferenciando-se apenas com quintas ou quartas e passou a abaixar enquanto a voz principal se elevava (movimento contrário), conservava-se fixa enquanto a voz principal se movia (movimento oblíquo), seguia a mesma direção da voz principal mas não exatamente pelo mesmo intervalo (movimento direto). Mas o estilo de nota contra nota (enquanto uma voz canta em semínima a outra também em semínima...) continuava.
-> Organum melismático: o estilo nota contra nota foi abandoado. Uma melisma é quando uma sílaba é cantada por um grupo de notas, por isso Organum Melismático.

Ars Nova
Nome dado ao estilo musical polifônico produzido no século XIV, na França e na Itália , em contraposição à ars antiqua , como passa a ser denominado o estilo polifônico dos séculos anteriores ( ver organum ). Ars Nova, em latim, significa técnica nova . c aracteriza-se como uma música "dura" aos nossos ouvidos, constituindo-se de tríades incompletas (sem a terça), utilização de movimentos paralelos de quartas, quintas e oitava. Os compositores utilizavam ainda o cantus firmus como base de suas músicas, mas agora formando um grande desenho rítmico que se repetia por toda a peça ( isorritmo ).
Ars antiqua
foi o nome dado à música produzida principalmente na França entre os séculos IX e XIII, pelos compositores da então chamada ars nova . Tem como principal forma musical o organum , e como maiores representantes os compositores da Escola de Notre Dame ( Schola Cantorum ), em Paris . A ars antiqua representa o início da polifonia na música ocidental.
Ars subtilior ( Arte mais sutil )
foi um estilo musical do final do século XIV caracterizado por complexidades de ritmo , harmonia e notação , desenvolvido nos centros de Paris , Avinhão , sul da França , norte da Espanha , alguns pontos da Itália e Chipre .
A produção da Ars subtilior é altamente refinada, complexa e difícil de executar, e provavelmente circulava em ambientes de especialistas e connoisseurs . Tratava de temas profanos em sua grande maioria, como o amor, cavalaria, guerra e elogios a personalidades da época. Por sua técnica avançada constituía a vanguarda da época, e muitas vezes por suas abstrações formais e singularidades técnicas esta escola é comparada com a produção contemporânea de música experimental.
O centro inicial de difusão foi Avinhão, nesta época sede do papado. Dali se irradiou para Paris, penetrou na Espanha e atingiu Chipre, que era um centro diretamente influenciado pela França. Mais tarde o estilo chegou à Itália e também produziu alguns frutos.
Floreios mais complexos na parte do contratenor e significativa unidade motívica e tonal são encontrados nas obras de Matheus de Sancto Johanne , Goscalch , Jehan Simon Hasprois e Olivier . O rompimento definitivo como os modelos de Machaut, com deslocamentos de notas longas e de seqüências de notas, veio com as peças de Egidius , Johannes de Alte Curie , Philippus de Caserta e Trebor .
O grupo mais tardio, representado por Jacob Senleches , Rodericus e Magister Zacharia , usou maiores complexidades de ritmo e uma organização baseada em proporções matemáticas, trabalhando já com a forma do moteto .
Muitas vezes as partituras eram desenhadas em formas inusitadas, como em forma de coração no caso do rondeau Belle, bonne, sage de Baude Cordier , ou em forma de harpa na peça La harpe de melodie, de Jacob Senleches, ou da partitura circular também de Cordier Tout par Compas, e este apelo visual fazia parte do abstrato refinamento da música subjacente. As obras da Ars subtilior são encontradas em sua maioria em duas fontes principais, o Codex de Chantilly e o Codex de Módena .

Bardo
Um bardo, na história antiga da Europa , era uma pessoa encarregada de trasmitir as histórias , as lendas e poemas de forma oral, cantando a história de seus povos em poemas recitados. Era simultaneamente músico e poeta e, mais tarde, seria designado de trovador . É a principal raiz da música tradicional irlandesa .
Moteto
Um gênero musical polifônico surgido no século XII , onde, inicialmente, usavam-se textos distintos para cada voz. Dessa característica vem a origem do termo, derivado de mot, palavra, em francês.
Durante a ars nova , o moteto será dotado de isorritmia no tenor e, algumas vezes, nas vozes superiores, culminando, com Guillaume Dufay , na maior expressão desse tipo. A partir de então, essa forma isorrítmica cairá em desuso. À partir desse período (c. 1420), volta-se a utilizar textos religiosos na sua composição. O desenvolvimento do moteto passa então a se concentrar na chamada escola franco-flamenga, consolidando-se como nova forma no século XVI. Nessa época, o moteto será um contraponto feito sobre um texto religioso. O tenor ainda terá um cantus firmus como melodia, só que agora vindo de canções populares ou compostas pelo próprio autor. Foi acrescentada, ainda, uma linha melódica com a tessitura abaixo da do tenor, chamada baixo . Terá aí seu apogeu, sendo a principal forma e a mais utilizada. São representantes dessa época Palestrina , Lasso e Victoria . Fecha-se o ciclo, aqui, da composição de motetos modais.
Tropo
Do grego τρόπος ou trópos, do verbo trépo, "girar", é uma figura de linguagem onde ocorre uma mudança de significado, seja interna (em nível do pensamento) ou externa (em nível da palavra). No primeiro caso e quando ocorre apenas uma associação de idéias, dá-se o nome de perífrase ; se a associação de idéias é de caráter comparativo, produz-se uma metáfora , que é o tropo por excelência.
Na música grega , indicava a altura baseada na oitava média das vozes e que dava forma ao elemento principal da estrutura musical. Na música medieval , significava a ampliação do canto litúrgico através da inserção de textos curtos que facilitavam a memorização da música e que deram origem ao drama musical a partir do século IX .
Saltério
O Saltério é um instrumento de cordas de origem medieval , possuindo um variado número de cordas montadas sobre uma caixa acústica de madeira. Ele pode ser tocado com o dedo (como uma lira ), percutido com baquetas e tangido com o arco que acompanham o instrumento.

Rondó
O rondó é uma forma de composição musical seccionada, estruturada a partir de um tema principal e vários temas secundários (normalmente dois ou três), sempre intercalados pela repetição do tema principal. Surgida na Idade Média , foi largamente adotada a partir do Classicismo no último movimento das sonatas e das sinfonias .
O termo "rondó" pode ainda designar um gênero literário, constituído da mesma estrutura.


Neumas
são os elementos básicos do sistema de notação musical antes da invenção da notação de pautas de cinco linhas.A notação musical começou por surgir primeiro com a função de auxiliar a memória de quem cantava e só mais tarde se tornou cada vez mais precisa. Primeiramente, eram colocadas pequenas marcas junto das palavras indicando o tipo de movimento sonoro a cantar. Essas marcas chamavam-se neumas e dividiam-se em dois grupos:
virga , quando o movimento musical era ascendente, tractulus , quando o movimento musical era descendente. o raramente usado gravis quando era muito descendente, e o punctum , utilizado muitas vezes no meio de neumas menos simples como o os de dois sons( podatus e clivis ) e de três ou mais sons ( torculus, porrectus, scandicus e climacus ).

Existiam também algumas alterações aos neumas, como o subpunctis, o resupinus, e o flexus . Existiam também vários sinais de pequenas alterações rítmicas, melódicas, ou interpretativas, assinaladas com letras. Neste sistema, o cantor tinha de conhecer previamente as músicas. Mais tarde, foram sendo implantadas linhas, no sistema musical, até chegar a um conjunto de quatro. Esta forma musical foi muito utilizada na Idade Média . Só mais tarde foram implantadas cinco linhas.

Música Ficta (do latim, música falsa ou simulada; sinônimo de falsa mutatio, coniuncta ) referia-se a alterações cromáticas , não notadas na partitura, que deveriam ser realizadas pelo executante.
Estes termos foram usados por teóricos do fim do século XII até o século XVI, a princípio, em oposição a "musica recta" ou "musica vera", para designar extensões falsas do sistema de hexacordes contidas na chamada Mão Guidoniana (em homenagem ao teórico Guido d'Arezzo ).
No uso moderno, o termo musica ficta é largamente aplicado a todas as inflexões não-notadas, inferidas de um contexto, para acidentes sugeridos por editores ou "performers" . Editores costumam colocar acidentes, como sugestão aos executantes, acima das notas afetadas, ou entre parênteses ou em tamanho pequeno, para distingui-los dos que originalmente constam dos manuscritos.
Tratava-se de notas fora do sistema diatônico modal usado numa determinada peça, e empregadas para evitar intervalos harmônicos ou melódicos desagradáveis (por exemplo, o trítono "diabolus in musica"). Um exemplo seria o uso de um Si-natural em vez de um Si-bemol, com objetivo de evitar um trítono formado com um Fá em outra voz. Em transcrições modernas da música medieval e renascentista , essas notas eram quase sempre indicadas com acidentes , uma vez que os cantores modernos não poderiam, possivelmente, receber o tipo de treinamento dado aos cantores daquela época; apenas algumas poucas partes desse treinamento podem ser reconstruídas a partir de fontes fragmentadas e contraditórias.


Flauta reta
As flautas retas englobam as flautas doces (flauta de oito furos, um deles na parte posterior destinado ao polegar) e as flautas de seis furos com agudos feitos através de harmônicos, já que não possuem o furo posterior. É classificado na Idade Média como instrumento de som suave, baixo, diferenciado-se dos instrumentos altos, como as bombardas.

Flauta transversal
Presente em Bizâncio pelo menos desde o século XI, é pela primeira vez representada no manuscrito d’Herrade de Landsberg. Os estudiosos dos instrumentos do período estão de acordo em afirmar que a flauta transversal, bem como as flautas retas, tinham formato cilíndrico.

Cornamusa
Instrumento de sopro que consiste de um chalumeau melódico dotado de palheta dupla e inserido em um reservatório de pele hermético (odre ou saco). O ar entra no odre através de um tubo superior, com uma válvula para impedir o seu retorno. Na Idade Média este instrumento podia ou não ter um bordão.


Viela de arco
Os instrumentos de cordas friccionadas da Idade Média, chamados vièle, fiddle, giga, lira, começaram a ser utilizados no século X, quando o arco surge na Europa (introduzido provavelmente pelos árabes). A viela de arco pode ter formas bastante diversas e apresenta normalmente de três a cinco cordas. Pode ser tocada apoiada no ombro ou no joelho.

Viela de roda
Ou symphonia . É uma espécie de viela em que o arco é substituído por uma roda, que fricciona as cordas sob a ação de uma manivela. As cordas são encurtadas não diretamente pelos dedos, mas através de um teclado. Este instrumento pertence ao folclore desde o século XVII.

Alaúde
Na forma que a Renascença tornou famosa, só foi introduzido na Europa no século XII, pelos mouros, com seu nome árabe (al’ud, que se tornou laud na Espanha, depois luth na França). No fim do século XIV, adquiriu aspecto característico com caixa piriforme composta de lados de sicônomoro e o cravelhal recurvado para trás.

Harpa
As harpas são reconhecidas por sua forma aproximadamente triangular e pelas cordas de comprimentos desiguais estendidas num plano perpendicular ao corpo sonoro. As cordas são presas por cravelhas, que podem variar de sete a vinte e cinco. A pequena harpa portátil veio sem dúvida da Irlanda, com a chegada dos monges irlandeses (a harpa é o emblema heráldico deste país).


Percussão
Antes do século XII, praticamente não existiam, a exceção dos jogos de sinos ( cymbala ) empregados nos mosteiros. Só nos séculos XII e XIII aparecem na Europa provenientes provavelmente do Oriente, os tambores de dois couros, o pequeno tambor em armação, que por vezes era dotado de soalhas (pandeiro), címbalos de dedos etc.

Flauta e tambor
taborin (nome dado ao executante). Flauta de três furos tocada com uma das mãos enquanto a outra toca o tambor que é sustentado no ombro ou debaixo do braço pelo mesmo executante. Animava todas as danças e festividades e o seu auge foi entre os séculos XV e XVI. Este instrumento é até hoje presente em algumas tradições no sul da França e no País Basco.


Flauta dupla
Os instrumentos de sopro duplos são conhecidos desde Antigüidade. A flauta dupla foi um instrumento bastante utilizado e desapareceria somente no século XVI.

Rabeca
Instrumento de cordas friccionadas com caixa monóxila, isto é, escavada em uma só peça de madeira. As formas variavam entre as ovais, elípticas ou retangulares. De proporções menores do que a viela de arco tem um som agudo e penetrante.

Organetto
Ou portativo (porque podia ser carregado ou portado pelo executante). Bizâncio foi o primeiro centro de construção de órgãos da Idade Média. Na figura ao lado temos uma representação do instrumentista tocando o fole com a mão esquerda, enquanto a direita executa a peça no teclado.

Principais compositores:

Canto gregoriano , organum (476-1150)
Hildegarda de Birgen
Hildegarda de Bingen ou Hildegard von Bingen ( 16 de Setembro em Bermersheim perto de Alzey 1098 - 17 de Setembro 1179 ) foi uma mística, filósofa, compositora e escritora alemã, abadessa de Rupertsberg em Bingen .
Autora de várias obras musicais de temas religiosos incluindo Ordo Virtutis, uma espécie de ópera que relata um diálogo de um grupo de freiras com Deus. Alegava ter visões inspiradas por Deus, que o próprio a incentivou a escrever em livros. Tornou-se numa figura espiritual reconhecida à qual papas, reis, eclesiásticos e figuras dignatárias se voltavam para conselhos. A sua influência foi sentida por toda a Europa medieval. A Igreja Anglicana a reconhece como santa. É considerada a padroeira dos lingüistas.

Ars antiqua , organum (1150-1300)

Leoni
Leonin, ou Leoninus ( Paris , c. 1135 1201 ), foi um compositor francês . Mestre de capela da igreja de Bienheureuse-Vierge-Marie (que em breve, viria a ser a catedral de Notre-Dame ), primeiro grande representante da Escola de Notre Dame, era considerado o melhor compositor de organa do seu tempo.
Não foi encontrado qualquer documento que pudesse estabelecer a sua biografia, nem qualquer manuscrito que lhe pudesse ser atribuído com certeza. A paternidade do Magnus liber organi (que lhe é atribuída por um autor inglês do século XIII ) é ainda discutida; por outro lado, esta obra só é conhecida sob a forma de cópias um pouco mais tardias. Magnus liber organi de gradali et antiphonarii pro servitio divino multiplicando (c.1160-1180) foi revisto e completado por seu sucessor Perotin : mais de 80 organa a 2 vozes, onde ora a melodia do cantochão se apresenta em valores muito longos com a segunda voz sobreposta aos seus arabescos , ora as duas vozes se deslocam nota contra nota.

Perotin
(c. 1160 Paris , c. 1236 ) foi um compositor nascido na França .
Não se possui quaisquer informações biográficas acerca deste músico genial. Sabe-se apenas que esteve ligado à nova Catedral de Notre-Dame de Paris (cuja construção viu ser acabada) na qualidade de compositor de organa : desempenhou, portanto, funções análogas às de mestre de capela, entre 1180 e 1230 , aproximadamente.
À volta de Perotin e de seu predecessor, Leonin , devem ter gravitado numerosos alunos anônimos, de que foram encontrados algumas obras e que são designados pelo nome genérico de Escola de Notre-Dame.
Estes músicos cultivaram os gêneros do organum, do moteto e de conduit (forma mais rudimentar onde o tenor é, geralmente, uma melodia profana e todas as partes, menos o triplum, em estilo silábico). Mas só se puderam atribuir, com certeza, a Perotin, 4 organas e 4 conduits.

Adam de la Halle
( Arras , c. 1237 - Ao Norte de Paris França , entre 1285 e 1288 ),
também conhecido como Adam le Bossu, foi um poeta , músico , trovador e teatrólogo francês . Foi também o primeiro músico francês a viajar para a Itália.
Ars nova , ars subtilior (1300-1450)
Philippe de Vitry
( 31 de outubro de 1291 9 de junho de 1361 ) foi um compositor , teorista de música e poeta francês . P ioneiro da Ars Nova (Tecnica Nova) francesa e uma das figuras de proa da música européia da Idade Média .
Teórico e compositor. Participou na Sorbonne, em Paris e foi ordenado um diácono; Cambrai, Clermont, St. Quentin, e noutros locais, e foi cânone de Soissons e Arcebispo de Brie. De 1346 a 1350 ele foi contratado por Jean Duque de Normandia, permanecendo em seu serviço quando o duque se tornou rei em 1350. Papa Clement VI o nomeou bispo de Meaux, em 1351.
Era conhecido em sua vida como poeta e compositor, apesar de poucas poesia, e sobreviver de apenas um punhado de motetos; Alguns de seus primeiros motetos começaram a aaparecer em Roma de Fauvel.Sua fama cabe principalmente ao seu tratado Ars Nova, que estabeleceu uma nova teoria de mensurável notação.
Em seu tratado, ele reconhece a existência de cinco valores de nota (dupla Longa, Longa, curta, semibreve, e mínima), codifica um sistema de binário, assim como ternário mensurando em quatro níveis (maxmodos, modos, tempos, prolatio), e introduz quatro assinaturas de tempo. Também discute o uso de notas vermelhas para sinalizar as duas mudanças de significado e desvios indiciando um cantus firmus original.
Sua Ars Novas foi transmitidos em quatro manuscritos, que aparecem para representar o trabalho do Vitry, tal como formulada pelos seus discípulos; apenas os últimos dez dos seus vinte e quatro capítulos são originais.

Guillaume de Machaut
(D iocese de Reims , 1300 1377 ), também chamado Guilherme de Machado, foi um compositor e poeta francês do século XIV , principal expoente da chamada ars nova na música .
Estudou em Paris alguns anos, aprendendo o que tinha de mais novo em termos de composição que havia na épóca. Uma bula do papa Bento XII , datada de 1335, dá conta do tempo em que Machaut passou a serviço do rei João de Luxemburgo , da Boêmia, como secretário, clericus elimosinarius e amigo. Machaut serviria o rei por vinte anos, de 1323 a 1346, tempo em que teve a oportunidade de viajar o mundo europeu através das campanhas militares que acompanhava. Com a morte do rei em 1346 na batalha de Crécy, serviu então a sua filha, Bonne de Luxemburgo, e também a Carlos, o Mau, rei de Navarra e o duque de Berry. Sua reputação, a essa época, era a de um dos maiores compositores e poetas do seu tempo. Em 1359 defende Reims do ataque de Eduardo III , em cerca de 1362, apaixona-se pela jovem de 19 anos, Péronne d'Armentiers, para quem escreve Dit du Vergier .
Obra:
Machaut começa compondo no estilo do século passado ( ars antiqua ), mas logo adapta as inovações propostas por Adam de la Halle em sua obra. Foi com a teorização da ars nova por Philippe de Vitry que seu estilo foi formado em definitivo. Machaut aplica o isorritmo, seguindo piamente as regras propostas por Vitry, como a utilização do compasso binário . Seu estilo é marcado por uma grande riqueza rítmica. Machaut é o impulsionador da música dos séculos vindouros, com uma crescente conscientização do papel das cadências na finalização frasal. Ele compôs músicas seculares para seus poemas, normalmente, em estilo monofônico . Ma fin est mon commencement é um dos cânones mais representativos de seu gênio, onde o título esclarece sua construção.
Músicas: Missa de Notre Dame, cerca de 300 motetos, Hoquetus David, hoqueto duplo, cerca de 200 baladas , cerca de 200 rondós , cerca de 200 virelais , 19 lais , 1 complainte, 1 chanson royal.


Comtinua...



|

2 comentários:

Anônimo disse...

É muito interessante ver algo deste patamar na internet, gostei da sua postagem e do texto onde trata da música medieval.
Depois de machaut, somente mesmo o Josquin Desprez. :)


És acadêmico em música?
Falo de Rio Grande-RS,e curso a Universidade Federal de Pelotas, meus parabéns pelo conteúdo!

eldercompositor@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns pelo exelente trabalho, achar um conteúdo de qualidade igual esse é praticamente impossivel. é bom saber que ainda existem pessoas que se preocupam com uma musica de qualidade. Parabens Novamente!