Coro Feminino, um coro de vozes iguais.

Olá gente, este post, falando sobre coro feminino, foi um trabalho acadêmico que eu fiz na facul, na disciplina de coros graduados.
Vale a pena conferir.
Abraços.

Prólogo.

Chamei esta parte de introdutória de prólogo, pois quis narrar como uma forma de história, minha experíência ao lidar com a pesquisa de coro feminino.
Foi interessante que quando a professora de coros graduados divia as tarefas de pesquisa aos grupos e alunos, eu logo despertei por falar de coro feminino, nunca havia tido uma experiência sequer com este tipo de coro no entanto queria muito aprender, pois do universo femino eu sou como todo homem, um grande admirador.
Percebi a manifestação de algumas alunas dizendo: "O Marcus não tem jeito", me empregando quase que um termo de Bandálho! (risos). Mas, minhas intenções eram as melhores e o motivo pelo qual decidi optar por pesquisar sobre coro feminino, foi pura instigação que eu tinha quanto ao que um monte de mulheres faziam quando se reuniam afim de ensaiar uma peça musical. Era quase que como aquela curiosidade que toma os pensamentos do homem de o porque as mulheres vão juntas ao banheiro, a meu dilema se direcionava a como era essa "reunião musical" que as mulheres faziam. Tão grande era meu anseio em conhecer mais deste coro que a pergunta principal que eu sempre fiz em minha pesquisa, foi: "Qual o diferencial do coro feminino, o que é de particulariedade delas?" Pude constatar que existem técnicas aplicáveis á elas como a qualquer outro grupo de vozes iguais, no caso o coro masculino, Pude perceber também que por trás de toda a música existem mulheres que construíram uma história musical que foi ao longo dos tempos e séculos desvalorizadas e/ou minimizadas, conheci um universo da mudança de humor presente nelas que carregaram por toda a vida o que acarretará em mudanças de temperamento, humor e até fisiológicamente na voz.
Fiz descobertas fantásticas, a partir de uma entrevista com Diane Loomer, uma das maiores regentes do mundo na especialidade de coro feminino. entre pesquisas de Cynthia J. Cyrus que nos revela a participação da mulher no serviço litúrgico na idade média, através dos fonoaudiólogos Maria Aparecida Miranda de Paula MachadoI; José Mendes AldrighiI; Léslie Piccolotto FerreiraII, sobre a mudança na voz da mulher na menopausa, entre assuntos encantadores que encontrei e não poderia deixar de citá-los.

Coro Feminino, um coro de vozes iguais.

Sendo a Voz uma característica secundária (que se estabelece na puberdade). Os indivíduos de mesmo sexo guardam entre si semelhança no registro vocal; Semelhança, não igualdade.
O coro feminino está inserido dentro do grupo de coros por vozes iguais. Apesar deste termo, não existe uma voz igual à outra e nem é esse o contexto de tal classificação.
O termo vozes iguais está aplicado a vozes de um mesmo gênero. Ou seja, feminino ou masculino.
Tipicamente o coro feminino é divido em três ou quatro vozes, são elas:

A três Vozes A quatro Vozes
1° Soprano, 1° Soprano,
2° Soprano, 2° Soprano,
e Contralto. 1° Contralto ou Mezzo-soprano
e Contralto.

A voz feminina está classificada dentro de uma extensão como qualquer outra voz,são elas:
1° Soprano, Fá3 até lá4 ou sib4
2° Soprano, dó3 até fá4 ou sol4
1° Contralto ou Mezzo-soprano lá2 até mi4 ou fá4
e Contralto. fá2 até dó4 ou ré4

É interessante que nos arranjos para coro feminino, certos cuidados com o 1° soprano que cantará em uma região mais aguda do que o de costume nos coros mistos e o 2° contralto, que cantará as notas mais graves devem ser tomados. Uma ferramenta auxiliadora dos coros em notas graves e não menos importante no coro feminino, é o uso do apoio diafragmático e abdominal que deve ser constante, para que não haja um esforço maior que o devido nem na laringe, nem no apoio glótico.
A voz feminina tende-se a perder o apoio nas notas graves, pois elas são mais fáceis de serem executadas na ressonância torácica, a famosa voz de peito, mas precisam tanto quanto as notas agudas, de apoio, ainda mais quando se está em constante execução vocal nesta região.
Os coros femininos, como os coros de vozes iguais, necessitam e peças escritas pra si mesmos, peças apropriadas as suas características e texturas, Para o uso de peças destinadas a outros tipos de coros, faz-se necessário uma adaptação, ou um outro arranjo.
Mas quando adapto uma música para coro misto ao coro feminino, eu perco a real imagem sonora do compositor ao criar a peça. Uma música para coro misto, mesmo que adaptada a coro feminino, nunca irá reproduzir no coro feminino a real intenção e idéia sonora do compositor.
O uso indevido de peças inapropriadas pode trazer sérios problemas, pois força as vozes a cantarem em tessituras que não são próprias e incômodas, agregando prejuízos físicos as vozes.

Técnica

Não existe nada de especial ou específico para coro feminino quanto sua técnica. São usados aqui os mesmos exercícios utilizados nos coros mistos. Ou seja, exercícios de relaxamento, respiração, apoio, aproveitamento ressonancial encontrados em livros específicos de técnica da voz coral. Mais adiante abordaremos a técnica de uma forma mais esmiuçada.
Uma ênfase, ou âmbito que deve ser de modo mais relevado ao trabalhar com esse tipo de coro é a igualdade nas vozes, a busca de um som característico, um timbre próprio, buscando uma homogeneidade de som, abrindo mão do timbre individual do corista a fim de alcançar um nivelamento no volume causando impactos e fusões no brotar o timbre do grupo.
Um outro aspecto mais cogitado no coro feminino é preparação a fim de alcançar e explorar as extremidades das escalas, com mais naturalidade e menos esforço vocal, buscar também uma maior domínio no instrumento da voz.

Fatores e subsídios a um regente de coro feminino
Um regente sensato procurará estabelecer uma série de fatores que influenciará seu trabalho coral, tais fatores como:

1- Qualidades pessoais: Nunca esquecer que trabalho com coro feminino ou qualquer coro que seja, é um trabalho social o que exige cooperação de cada um partindo sempre do regente. Dentro do trabalho coral aparecerão erros, e é no processo de repetição que devo trabalhar a correção destes erros com concomitante facilidade e técnica.
2- Qualidades musicais: é necessário uma perícia da parte do regente na sensibilidade de reconhecer qual é a necessidade do coro, existem caminhos diversos e situações mais distintas possíveis, quem reconhecerá qual ainda é a necessidade do coro femino tem que ser o regente. Não basta as notas estarem correntas em seus devidos lugares, existe ainda um trabalho de interpretação a acontecer, um trabalho de timbragem, de sonoridade que apesar de partir da afinação, não é restrita e é só o primeiro passo á um longo caminho a percorrer de interpretação e reprodução sonora daquilo que o regente havia se pré disposto, é necessário um trabalho em altura de tom que se torna indispensável no coro feminino, assim também quanto aos vibratos foçados, que não surgiram com naturalidade, é preciso trabalhar um senso funcional de ritmo, pulso onde do fazer, faz-se o sentir musical, assim como que ao fraseado, a associação da letra e música, existindo letra ou não é necessário uma interpretação sonora e cabe ao regente o convecer e fazer com que as coristas comprem sua idéia, chegando a uma uníssona interpretação.
3- Qualidades vocais: Um regente deve ter zêlo pela reprodução cada vez mais correta da voz, da respiração, no saber colocar a voz, é comum nas fozes femininas o perder da coloação vocal em notas graves, perdendo apoio e consequentemente, voltando a voz a garganta e também perdendo o sentido de projeção. Nas rergiões agudas é importantíssimo o trabalho de abertura da boca e projeção sonora, só projetando a voz para fora e abrindo a boca (primeiros princípios) que liberto uma corista dos agudos estridentes comuns as sopranos. Não é necessário ser solista para dominar a técnica de cantar bem. Trabalhe a questão da mudança de registros, a voz feminina não possui falsete, mas possui mudança de registros, essa mudança é bruscamente percebida quando falta técnica, uma mudança bem trabalhada é quase inotável. A mudança de registro ocorre por quanto do reajuste da prega vocal afim de reproduzir um tom de maior frequência. A primeira mudança de registro acontece aproximadamente uma oitava acima da média da voz falada, marcando o início da voz média de uma quarta ou quinta

Exercícios para o trato da voz feminina

O som está no ar – Espalhe o coro pela sala. Façam com que todos executem em uníssono uma melodia bem conhecida em uma só vogal. Todos devem cantar percebendo o som do grupo, não o seu próprio som. É preciso concentração e atenção, tendo cuido com seu som tanto em volume, como dinâmica adequando seu som ao do grupo. O corista deverá ter a sensação de que o som não sai de si e sim do grupo. Logo após execute uma peça do repertório com todos cantando a mesma vogal, procure aplicar o resultado obtido o exercício à realidade prática do coro.

Unânimes no som – Fazer uma roda. Todos devem atacar juntos uma nota qualquer, e a sustentando em “ô” continuamente (se acabar o ar, respire e volte a entoá-la). A princípio se ouvirá uma “confusão” harmônica, no entanto todos devem atentar-se a nota mais executada, a que sobre-sai e caminhar de encontro a ela até que fique um som uníssono.
Imitando – Todos em roda, um corista começa a cantar uma frase musical qualquer. O próximo deve cantá-la em seguida imitando integralmente a do corista anterior e assim subsequentemente até que todos executem, você pode fazer assim também com divisão de grupos no lugar de apenas um corista.

Para aproveitamento de extensão

1- Firmando o Apoio – Partindo do quinto gral, cantar cada tempo ou subdivisão de tempo com ataques e o treino do apoio diafragmático frase a frase. Subir ou descer de meio em meio tom, Este exercício é funcional ainda mais as contraltos e mezzos nas notas mais graves.


2- Cantar Bocejando – Exercício que visa a expansão da boca aberta criando maior espaço ressonancial. O exercício consiste em cantar uma pequena melodia com voz de bocejo. Este exercício é ótimo para o treino dos agudos, então os execute bastante com as sopranos. Aplique depois essa idéia de arredondar a boca ao repertório. Este exercício junto ao apoio é o que traz segurança as extremidades agudas do repertório.

3- Vocalizes –

Para trabalhar vozes agudas (acima)


Para Trabalhar vozes graves

____________________________________________________________________
Bibliografia: Louvor, revista de música; “trabalhando com vozes iguais. Iguais?, Ano 24. Vol. 02 n°87 at2001

O coro além da partitura

Diane Loomer*, grande regente de coro feminino, em entrevista a uma revista disse que para ela como regente de coro feminino, o mais importante é buscar as cores presentes na execução de cada música, cada instante dela, disso depende a precisão da afinação. O mais importante em um cantor é a cor de seu som.
Outro instrumento, diz ela, é a inteligência coral, isto é, esperteza e perspicácia ao repertório, sem contar a mente do regente, que o coro deve ser o resultado daquilo que o regente havia planejado. Sempre buscando caminhos a isso.
A corista muitas vezes não tem um referencial sonoro daquilo que você está propondo, busque essa referencia em você, ao remate de ser exemplo até mesmo sonoro.
Num coro feminino, na maior parte das vezes se perde a base que está no contralto, por se tratar de vozes graves se perde a potência, pedindo a presença de um maior número de contraltos que de sopranos com o propósito de manter a base e deixar melhor balanceado.
Em nossos tempos o repertório para coro misto é em vasta escala, quanto a coro feminino, não. Mas onde encontramos muitas obras para coro feminino é no séc. XX, muita música para coro feminino foi lançada nessa época, ainda é possível encontrar obras de Renascentista de Brahms, shubert e outros destinada ao coro feminino, também desde a renascença é possível encontrar repertório, no entanto numa escala bem mais inferior.
Trabalhar com um coro feminino, vai além da partitura, é necessário entender, ou buscar entender a psicologia da mulher, antes de trabalhar com música, eu trabalho a música nas pessoas e entender seu comportamento é fundamental para estabelecer uma boa relação regente x corista.
Ainda mais, o coro precisa ter uma assinatura do regente, as características pessoais e de gosto particulares do regente serão inevitavelmente partes da reprodução sonora do coro por intermédio dos subsídios do regente ao coro.

____________________________________________________________________
* Graduada ao mérito pelo Gustavus Augustus College e pela Universidade de British Columbia. É fundadora e regente do coro Elektra Women´s, um dos coros femininos de maior prestígio no cenário da música internacional. É palestrante e concertista e professora da Universidade de British Columbia.
Bibliografia: Louvor, revista de música; “em alto e bom som”, Ano 24. Vol. 02 n°87 at2001

Outros Fatores Um cuidado a mais com o coro feminino

O coro é feito de pessoas e por trás do músico, por trás da corista esta a pessoa, jamais podemos ver nosso coro como tão somente um grupo de músicos, por trás deste coro existem adolescentes que sofrem mudanças de temperamento por parte de hormônios que ela recebe, existem mulheres com filhos a criar, casa a cuidar, mulheres executivas que trabalham e ainda se empenham a exercerem uma atividade musical. Rosângela Jesuíno, professora do Seminário Teológico Batista do sul do Brasil, grande regente de coros e professora na área de regência sempre ressalva que "mais que o som, é necessário trabalhar as pessoas e que por trás de cada corista existe uma história diferente", nem melhor nem pior, mais única e diferente e eu como regente de coro preciso estar atento as emoções e ao estado que se encontra cada um de meus coristas, afim de propagar um resultado cada vez mais excelente. Por esse fator é que revolvi criar e anexar assuntos diversos mais que contribuem genuínamente a um regente de coro que não busca um som cada vez melhor.

A voz da mulher sofre mudanças na Menstruação:
veja o post com este assunto!
A voz da mulher sofre mudanças na Menopausa:
Veja o post com este assunto!

Mulher tem vez e voz! tem?
A voz feminina é mais complexa:
Sons emitidos por mulheres são mais melodiosos; pacientes esquizofrênicos, independente do sexo, "escutam" palavras agressivas que em geral parecem ser ditas por homens
Quase nenhum outro sintoma psiquiátrico faz parte do "senso comum" de maneira tão presente como as vozes "ouvidas" pelos esquizofrênicos. Mas a ocorrência não é alta como se supõe. Apenas metade dos pacientes relata tais alucinações. Em geral, a voz parece ser de "meia-idade" e freqüentemente fala mal do doente. Além disso, estranhamente, quase três quartos dos "ouvidores de vozes" escutam vozes masculinas - seja o paciente homem ou mulher.
Um grupo de psiquiatras e radiologistas da Universidade Sheffield colocou 12 pessoas saudáveis em um tomógrafo eletromagnético e lhes apresentou diversas amostras de vozes masculinas e femininas. As vozes femininas, em comparação com a de um barítono masculino, não só estimulavam mais áreas do lobo temporal direito, onde se localiza o córtex auditivo, como a atividade cerebral iniciada nessa região era duas vezes maior quando uma mulher falava.
Assim, suspeitam os pesquisadores, vozes femininas são mais complexas que as masculinas e exigem, portanto, maior capacidade de processamento. "O aparelho vocal das mulheres tem estrutura diferente, o que confere a sua voz um espectro mais amplo de freqüências e faz com que elas soem mais melodiosas", explica o médico Michael Hunter, participante do estudo.
Talvez isso explique por que se costuma ouvir vozes masculinas. O cérebro em alucinação teria de se esforçar mais para reproduzir espontaneamente o complicado tom vocal da mulher.
Fonte:http://www2.uol.com.br/vivermente/

estudo sobre a voz!
Veja post com este asunto aqui no blog!

Considerações Finais
"Tudo o que te vier a mão para fazer, faça conforme as forças do teu coração." Esta frase foi o que me fez buscar conhecer mais sobre o coro feminino. Não havia tido ainda nenhum contato sequer com este tipo de coro, e as fontes que eu buscava, não encontrava coisa alguma. Tive que buscar materiais diversos em fontes distintas a fim de compilar este trabalho. Constatei que música não é o fim no trabalho coral e sim o meio de se trabalhar seres humanos, trabalhar-se a relação de sociedade e a inteligência nas emoções. É trabalhando os seres humanos que teremos uma sociedade menos corrúpta. Se eu ficasse aqui falando das funções sociais do coro e perderia o foco do estudo, pois há inúmeras outras discussões a serem tratadas sobre coro feminino. Mas que este possa ser um ponta pé inicial de pesquisas e mais pesquisas, de preparos e mais preparos, Ninguém é tão bom que não tenha nada mais a aprender. Que seu coração esteja disposto a trabalhar para quando um coro feminino cair em sua mão para você trabalhe-o, nas melhores formas, das melhores maneiras, estudando cada caso único e que esta e outras ferramentas ajudem a você a proporcionar de melhor modo possível, este trabalho.

Marcus Gerhard.


|

1 comentários:

Anônimo disse...

Acho que vocês têm muita coragem de mostrar o que valem, parabens coro feminino!