Classico - nota

Popularmente, designou-se Música clássica a toda música de espécie erudita ou bem apurada, no entanto o termo Clássico que aqui abordamos, se trata da música composta entre 1750 e 1810, um breve período onde encontramos obras de Mozart, Haydn J.C. Bach, C.P.E. Bach, assim tamém como as composições iniciais de Beethoven.
Classico, vem da palavra cidadão, trazendo enfeito de alta classe.
Quando olhamos para a literatura nesse período, podemos ver Shakespeare, charles Dickens; e podemos tomar como base o estilo arquitetônico da Grécia e Roma amtiga Sempre pensando em órdem, simplicidade, linhas retas, forma, equilibrio...
Na música isso com certeza houve de repercutir.
A música Clássica não iniciou de forma bruta em 1750, essa transição do Barroco ao Clássico se dá gradualmente, estes sinais são percebidos desde 1730 quando o trio-sonata vai gradualmente sendo substituido pela sonata clássica, assim também a abertura italiana vai se transformando em sinfonia clássica.
Os próprios filhos de Bach, já começam a compor em um estilo homofônico e leve.
A órdem germânica e as danças populares foram refletidas na música no período de Mozart, a orquestra já tinha sessenta integrantes, os padrões fluentes da música sacra não eram os mesmos na música folclórica não escrita da época. A música folclórica er mais "eslástica" e não tão formal (forma). Existiam as Hagas,que se tratavam de formas pré estabelecidas de compor. ERam rígidas e divididas em 6 ou 7 tempos.
Em Mozart, como em Strauss, o que mantém a flexibilidade da música é a necessidade de repiração.
O estilo da música Clássica está na beleza melódica, como valorização da mesma, e no domínio de linguagem trazendo com sigo o equilíbrio entre expressividade e extrutura formal.

Tessitura:
Tendia por ser mais leve e clara, menos complicada, basicamente homofônica, ou seja, melodias valorizadas com acompanhamento de acordes.

A orquestra: Começa a ganhar forma no Barroco, no entatnto, agora está bem melhor estruturada. O contínuo caiu em desuso e os compositores empregam intrumentos de sopro, especialmente, trompas.

As obras, pela primeira vez, passarama ter mais importância nos intrumentos que no canto. Surge também a sonata, obra em diversos movimentos para um ou dois intrumentros, outras obras importântes, são a sinfonia e o concerto.

Estilo Galante

Estilo da primeira faze do clássico, um estilo cortês que buscava agradar ao ouvinte. Um bom exeplo de compositores nesse estilo são os filhos de Bach, Carl Philip Emanuel Bach e Johann Christian assim tambám como as primeiras composições de Mozart e Haydn.

O concerto: Seria como um solo instrumental em luta sonora contra a massa de uma orquestra. Com três movimentos (moderadamente rápido, lento, rápido)correspondem aos da sinfonia, mas sem o minueto. O primeiro movimento é uma sonata modificada que começa com dupla exposição do tema. Segue o desenvolvimento e recapitulação com orquestra e solista, ao fim da recapitulação a orquestra se cala a fim do solista tocar a cadência.



Bibliografia:

Bennet, Roy;Uma breve História da música; 1986,J.Z.E;


|

0 comentários: