Harmônicos em profusão



Porque será que é tão agradável ouvir cantar um coro masculino? Não que um coro misto (homens e mulheres) não seja também agradável de ouvir, principalmente se estiver afinado... Mas as vozes masculinas timbram-se (isto é, combinam-se acusticamente) de uma maneira especial. Isto se deve a leis acústicas que tratam dos harmônicos.

Os harmônicos são uma propriedade física do som. Para cada som fundamental que você ouve, por "detrás dele", atuando como uma "sombra", você ouve também os harmônicos. A escuta dos harmônicos, com excessão dos profissionais da música, se dá como que num plano inconsciente. É algo imperceptível à primeira escuta, mas se você tirar, o resultado sonoro é desastroso.

Por exemplo, sabe quando você ouve uma música num aparelhinho "furreco", com aquele som de latinha? Isto acontece simplesmente porque os alto falantes do tal aparelhinho não são capazes de reproduzir os harmônicos. Você ouve somente o som fundamental, sem o seu espectro harmônico, sem a sua "alma".

Bem, toda esta cansativa introdução é só para dizer que a voz masculina produz harmônicos mais facilmente que a voz feminina. Isto não exime o regente de um coro masculino de trabalhar bem a voz de seus cantores quanto à afinação, emissão e interpretação. Mas as mulheres não precisam ficar deprimidas por causa disto. A voz feminina também tem algumas vantagens em relação à masculina. A principal delas é que é possível para as mulheres fazerem um som que chamamos "de cabeça", isto é, um som mais puro, com pouca ou nenhuma vibração torácica, o que resulta numa emissão cristalina, do tipo daquela cantora Sarah Brightman (nem sei se o nome se escreve assim mesmo). Agora imaginem dois coros masculinos reunidos numa mesma ocasião e cantando juntos...

Ricardo Aigner



|

0 comentários: