METODOLOGIAS DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

1. CARL ORFF (1895-1982) Regente alemão.

Ø Günther School,1924 – música, dança e ginástica.

Ligado ao teatro, à literatura e à educação.

Recebeu influência de Dalcroze – movimento do corpo

Ø Schulwerk –1930-33;1950-54; caderno didático/aprendizado

através do trabalho, através da atividade e da criação.

Seis cadernos em ordem cronológica. O 1º destinado

para crianças de 5 / 7anos. Começam com canções de

2 sons e ampliando até 5 sons.Uso de terças menores descendentes.

Ø Cadernos-guia de partida para interagir com sua turma.

Alguns tem usado mais os aspectos instrumentais, em lugar da parte criativa.

Ø Padrões rítmicos simples /complexos usando poemas,

Rimas infantis, provérbios, jogos, parlendas, ostinatos

(padrão rítmico falado ou cantado,) dando forma às

improvisações.

Ø Materiais usados podem ser tradicionais,

folclóricos, ou mesmo composições originais acompanhados

com palmas, batidas com os pés, baquetas e sinos.

Ø Instrumento- primeiro,mais importante e natural é a voz.

Conjuntos de xilofones de madeira,címbalos,metalofones

pandeiros,Glockenspiels, triângulos, tambores,em todos

os tamanhos, formas e sons.

Ø Aulas têm um ambiente não-competitivo em que


todos são participantes, e não apenas ouvintes.

Aluno compositor e experimentador,criativo e ativo.

O prof.é o orientador; conduz o fazer e o pensar sobre

o fazer. Fala só o indispensável. Qualquer criança pode

tocar acompanhando com gestos corporais.

Ø MÚSICA ELEMENTAL - música que não é abstrata,

mas uma integração dos elementos da linguagem falada,

ritmo, movimento, canção e dança.

Ø IMPROVISAÇÃO - o instinto que as crianças têm de criar

suas próprias melodias, de explorar sua imaginação.

Ø Ler e escrever depois de fazer música, da mesma

forma como aprendemos nossa linguagem.

Ø Orff busca “desintelectualizar e destecnizar” o ensino

da música, acreditando que a compreensão deve vir depois

da experiência - esta sim, a base do processo”.

Ø Carmina Burana (1937), a ópera Die Kluge (The Clever Woman, 1943) e a peça musicada Antigonae (1949).

ALGUNS EXERCÍCIOS:

01. Cena sonora

02. História coletiva

03. Telefone sem fio com gestos

04. Canto com ritmo usando o corpo

05. Tambor imaginário

06. Trabalho com pulsações

07. Células rítmicas criadas pelos alunos e em círculo.

08. Em círculo cantar os seus nomes marcando a pulsação.

09. Trabalho rítmico com palavras de diversas categorias.

10. A música sentida no corpo, andando , pulando,

mexendo a cabeça, os braços...


|

0 comentários: