1. CARL ORFF (1895-1982) Regente alemão.
Ø Günther School,1924 – música, dança e ginástica.
Ligado ao teatro, à literatura e à educação.
Recebeu influência de Dalcroze – movimento do corpo
Ø Schulwerk –1930-33;1950-54; caderno didático/aprendizado
através do trabalho, através da atividade e da criação.
Seis cadernos em ordem cronológica. O 1º destinado
para crianças de 5 / 7anos. Começam com canções de
2 sons e ampliando até 5 sons.Uso de terças menores descendentes.
Ø Cadernos-guia de partida para interagir com sua turma.
Alguns tem usado mais os aspectos instrumentais, em lugar da parte criativa.
Ø Padrões rítmicos simples /complexos usando poemas,
Rimas infantis, provérbios, jogos, parlendas, ostinatos
(padrão rítmico falado ou cantado,) dando forma às
improvisações.
Ø Materiais usados podem ser tradicionais,
folclóricos, ou mesmo composições originais acompanhados
com palmas, batidas com os pés, baquetas e sinos.
Ø Instrumento- primeiro,mais importante e natural é a voz.
Conjuntos de xilofones de madeira,címbalos,metalofones
pandeiros,Glockenspiels, triângulos, tambores,em todos
os tamanhos, formas e sons.
Ø Aulas têm um ambiente não-competitivo em que
todos são participantes, e não apenas ouvintes.
Aluno compositor e experimentador,criativo e ativo.
O prof.é o orientador; conduz o fazer e o pensar sobre
o fazer. Fala só o indispensável. Qualquer criança pode
tocar acompanhando com gestos corporais.
Ø MÚSICA ELEMENTAL - música que não é abstrata,
mas uma integração dos elementos da linguagem falada,
ritmo, movimento, canção e dança.
Ø IMPROVISAÇÃO - o instinto que as crianças têm de criar
suas próprias melodias, de explorar sua imaginação.
Ø Ler e escrever depois de fazer música, da mesma
forma como aprendemos nossa linguagem.
Ø Orff busca “desintelectualizar e destecnizar” o ensino
da música, acreditando que a compreensão deve vir depois
da experiência - esta sim, a base do processo”.
Ø Carmina Burana (1937), a ópera Die Kluge (The Clever Woman, 1943) e a peça musicada Antigonae (1949).
ALGUNS EXERCÍCIOS:
01. Cena sonora
02. História coletiva
03. Telefone sem fio com gestos
04. Canto com ritmo usando o corpo
05. Tambor imaginário
06. Trabalho com pulsações
07. Células rítmicas criadas pelos alunos e em círculo.
08. Em círculo cantar os seus nomes marcando a pulsação.
09. Trabalho rítmico com palavras de diversas categorias.
10. A música sentida no corpo, andando , pulando,
mexendo a cabeça, os braços...
Ø Günther School,1924 – música, dança e ginástica.
Ligado ao teatro, à literatura e à educação.
Recebeu influência de Dalcroze – movimento do corpo
Ø Schulwerk –1930-33;1950-54; caderno didático/aprendizado
através do trabalho, através da atividade e da criação.
Seis cadernos em ordem cronológica. O 1º destinado
para crianças de 5 / 7anos. Começam com canções de
2 sons e ampliando até 5 sons.Uso de terças menores descendentes.
Ø Cadernos-guia de partida para interagir com sua turma.
Alguns tem usado mais os aspectos instrumentais, em lugar da parte criativa.
Ø Padrões rítmicos simples /complexos usando poemas,
Rimas infantis, provérbios, jogos, parlendas, ostinatos
(padrão rítmico falado ou cantado,) dando forma às
improvisações.
Ø Materiais usados podem ser tradicionais,
folclóricos, ou mesmo composições originais acompanhados
com palmas, batidas com os pés, baquetas e sinos.
Ø Instrumento- primeiro,mais importante e natural é a voz.
Conjuntos de xilofones de madeira,címbalos,metalofones
pandeiros,Glockenspiels, triângulos, tambores,em todos
os tamanhos, formas e sons.
Ø Aulas têm um ambiente não-competitivo em que
todos são participantes, e não apenas ouvintes.
Aluno compositor e experimentador,criativo e ativo.
O prof.é o orientador; conduz o fazer e o pensar sobre
o fazer. Fala só o indispensável. Qualquer criança pode
tocar acompanhando com gestos corporais.
Ø MÚSICA ELEMENTAL - música que não é abstrata,
mas uma integração dos elementos da linguagem falada,
ritmo, movimento, canção e dança.
Ø IMPROVISAÇÃO - o instinto que as crianças têm de criar
suas próprias melodias, de explorar sua imaginação.
Ø Ler e escrever depois de fazer música, da mesma
forma como aprendemos nossa linguagem.
Ø Orff busca “desintelectualizar e destecnizar” o ensino
da música, acreditando que a compreensão deve vir depois
da experiência - esta sim, a base do processo”.
Ø Carmina Burana (1937), a ópera Die Kluge (The Clever Woman, 1943) e a peça musicada Antigonae (1949).
ALGUNS EXERCÍCIOS:
01. Cena sonora
02. História coletiva
03. Telefone sem fio com gestos
04. Canto com ritmo usando o corpo
05. Tambor imaginário
06. Trabalho com pulsações
07. Células rítmicas criadas pelos alunos e em círculo.
08. Em círculo cantar os seus nomes marcando a pulsação.
09. Trabalho rítmico com palavras de diversas categorias.
10. A música sentida no corpo, andando , pulando,
mexendo a cabeça, os braços...
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