Para entender Música e sua História.

Música é uma combinação simultânea  de elementos. Os básicos são: Melodia, ritmo, harmonia, forma e tessitura.
Melodia vem do termo grego que se refere a canção, é uma sucessão de sons e pausas (silêncios) de forma linear. O ritmo está ligado ao movimento dos sons tanto sucessivos quanto simultâneos. É o tempo que demora a repetir-se a um fenômeno qualquer, repetitivo ou até mesmo variação. A Harmonia é a combinação simultânea dos sons, a forma com que estes se interagem em um mesmo espaço. Forma aqui, está associada a maneira de estruturação destes sons lineares e distintos ordenados verticalmente e/ou horizontalmente. A Tessitura é um conjunto de sons tibrísticos que cada peça, instrumento ou estrutura musical dispõe. Veremos em música alguns tipos de tessitura composicional (a forma de tecer) são elas:
Monofônica: Constituída por uma única linha melódica.
Polifônica: Duas ou mais linhas melódicas acontecendo em ordem sobreposta, ao mesmo tempo (às vezes emprega-se a este estilo o nome de contraponto.)
 Homofônica: Uma melodia é acompanhada de acordes, obtendo o mesmo ritmo em todas as vozes.
Em cada período da história da música vemos o que chamamos de estilo musical, que é a maneira com que cada compositor dispôs estes elementos. E esta maneira de dispor estes elementos os caracterizou em períodos de evolução ou simplesmente formas distintas de arranjar estes elementos.
A música, como a arte esta associada conforme o ser humano comtempla sua situação física, pessoal, emocional e social. Na maioria dos casos veremos este último como fator crucial no desenvolver de cada momento histórico/humano. Entender como o homem se comportava no ambiente social favorecerá o perceber da composição musical, estilo musical.
Podemos dividir a história em períodos distintos, cada qual com sua peculiaridade, seu estilo tanto no comportamento humano, como nas suas reflexões estruturais da música. Cada período reserva sua identidade, sua distinção, no entanto temos que acreditar que estes sinais ocorreram de modo gradual, por isso certas composições guardam estilos múltiplos, ou melhor, nuanças múltiplas, assim como seus compositores. É possível ver um compositor do início do período Barroco, compondo com estilo renascentista. Por tanto, todas as datas aqui colocadas, referem-se a aproximações e nunca poderiam ser datas exatas. Sendo assim, poderíamos dividir a história da música no Ocidente em seis grandes períodos:
Medieval – até 1450, Renascentista 1450 – 1600, Barroca 1600 – 1750, Clássica 1750 – 1810, Romântica 1810 – 1910, Música do séc. XX (ou moderna em algumas classificações) 1900 em diante.
Poasts que recomendo:



|

0 comentários: